ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS
TESES
Juliano Cavalcante Bortolete (2024)
O pensar algébrico: uma perspectiva fenomenológica
Carla Melli Tambarussi (2021)
A produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com modelagem matemática
João Pedro A de Paulo (2020)
Compreendendo Formação de Professores no âmbito do Modelo dos Campos Semânticos
Bruno Henrique Labriola Misse (2019)
Continuum: Matemática, Filosofia e Computação
José Milton Lopes Pinheiro (2018)
O movimento e a Percepção do Movimento em Ambientes de Geometria Dinâmica
Anderson Afonso da Silva (2017)
A produção do conhecimento em Educação Matemática em grupos de pesquisa
Rosemeire de Fatima Batistela (2017)
O teorema da incompletude de Gödel em cursos de licenciatura em Matemática
Taís Alves Moreira Barbariz (2017)
A constituição do conhecimento matemático ao se estar junto ao computador
Jamur Andre Venturin (2015)
A Educação Matemática no Brasil da perspectiva do discurso de Pesquisadores
Flávio de Souza Coelho (2015)
Um estudo sobre licenciatura de Matemática oferecida na modalidade à distância
Bruna Lammoglia (2013)
O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo (SARESP) em escolas da rede estadual de ensino
Fabiane Mondini (2013)
A presença da Álgebra na Legislação Brasieira
Marli Regina dos Santos (2013)
Um estudo fenomenológico sobre o conhecimento geométrico
Ana Paula Purcina Baumann (2013)
A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática
Roger Miarka (2011)
Etnomatemática: do ôntico ao ontológico
Tiago Emanuel Klüber (2011)
Uma metacompreensão da modelagem matemática na Educação Matemática
Luciane Ferreira Mocrosky (2010)
A Presença da Ciência, da Técnica, da Tecnologia e da Produção no Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Rosa Monteiro Paulo (2006)
O significado epistemológico dos diagramas na construção do conhecimento matemático e no ensino de matemática
Tania Baier (2005)
O nexo geometria Fractal - Produção da ciênciacontemporânea tomado como núcleo do currículo de matemática do ensino básico
Verilda Speridião Kluth (2005)
Estruturas da Álgebra - Investigação Fenomenológica sobre a construção do seu conhecimento
Maria de Fátima Teixeira Barreto (2005)
O tempo vivido pelo alfabetizando adulto nas aulas de matemática
Antonio de Padua Machado (2003)
Do Significado da escrita da Matemática na Prática de Ensinar e no Processo de Aprendizagem a partir do discuros de professores
Paulo Isamo Hiratsuka (2003)
O tempo vivido peloprofessor de matemática durante o processo de mudança de concepção de ensino
Adlai Ralph Detoni (2000)
Investigações acerca do ESPAÇO como modo de existência e da GEOMETRIA que ocorre no pré-reflexivo
Maria Queiroga Amoroso Anastacio (1999)
Três ensaios numa articulação sobre a racionalidade, o corpo e a Educação Matemática
Ocsana Sonia Danyluk (1997)
Alfabetização matemática: a escrita da linguagem matemática no processo de alfabetização
Ozeneide Venancio de Mello Machado (1996)
Concepção do ensino de ciências de professores e alunos da escola de 1º grau
Luiz Augusto Normanha Lima (1996)
O que é ser educador na universidade
Antônio Vicente Marafioti Garnica (1995)
Fascínio da técnica, declínio da crítica: um estudo sobre a prova rigorosa na formação do professor de matemática
ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS
DISSERTAÇÕES
Roger Miarka(2008)
Concepções de Mundo de Professores de Matemática e seus Horizontes Antevistos
Ana Paula Purcina Bauman(2008)
Características da formação de professores de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental com foco nos cursos de Pedagogia e Matemática
Fabiane Mondini(2008)
Modos de conceber a álgebra em cursos de formação de professores de matemática
Mario Gaspar Parente(2006)
Educação sem Liberdade
Marli regina dos Santos(2006)
Pavimentações do Plano: um estudo com professores de matemática e arte
Rosemeire de Fátima Batistela(2003)
Construção de um kit de espelhos para o ensino de geometria
Rosa Monteiro de Paulo(2001)
A Compreensão Geométrica da criança: um estudo fenomenológico
Ana Emilia Fernandes de Miranda(1999)
Manifestação da Espacialidade da pessoa desprovida de visão
Luciane Ferreira Mocrosky(1997)
Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam
Verilda Speridiao Kluth(1997)
O que acontece no encontro Sujeito-Matemática?
Dumara Coutinho Tokunaga Sameshima(1996)
Avaliação da aprendizagem matemáticada perspectiva do professor
Antonio Vicente Marafioti Garnica(1992)
A interpretação e o fazer do professor de Matemática: um estudo sobre a possibilidade do exame hermenêutico na Educação Matemática
Luciana Mancini Stella Chamie(1990)
A relação Aluno-Matemática: alguns dos seus significados
Ema Luiza Beraldo Prado(1990)
História da Matemática: um estudo de seus significados na Educação Matemática
Maria Queiroga Amoroso Anastacio(1990)
Considerações sobre a modelagem e a Educação Matemática
Luiz Marcio Pereira Imenes(1989)
Um estudo sobre o fracasso do ensino e da aprendizagem da matemática
Eduardo Olivio Ravagni Nicolini(1988)
Des-velando o corpo humano
Ocsana Sonia Danyluk(1988)
Um estudo sobre o significado da alfabetização matemática
Marcelo de Carvalho Borba(1987)
Um estudo de Etnomatemática: sua incorporação na elaboração de uma proposta pedagógica para o núcleo-escola da favela de Vila Nogueira-São Quirino
José Geraldo Acioly Mendes da Silva(1987)
O ensino da Matemática: da aparência a Essência
Osny Telles Marcondes Machado Galvão (1978)
Diagnostico e avaliação da função do orientador educacional nas escolas paulistas