LIVROS

FENOMENOLOGIA, PSICOPATOLOGIA E NEUROCIÊNCIAS: E A CONSCIÊNCIA? SEMINÁRIOS COM ANGELA ALES BELLO. NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

Este livro traz uma importante contribuição para o debate sobre fenomenologia, psicopatologia, neurociências e consciência. São reflexões oriundas dos Seminários: Fenomenologia, psicopatologia e neurociências: e a consciência? Proferido pela filosofa italiana, Dra. Angela Ales Bello, na Universidade de São Paulo.

THE PHILOSOPHY OF MATHEMATICS EDUCATION

This ICME-13 Topical Survey is designed to provide an overview of contemporary research in the philosophy of mathematics education. This is a broad cluster of overlapping but at times disparate themes. In the first instance, this publication exposes some of the problems and questions in mathematics education that the philosophy of mathematics education clarifies, illuminates and sometimes helps to solve. 

CIBERESPAÇO: POSSIBILIDADES QUE SE ABREM AO MUNDO DA EDUCAÇÃO

Este livro traz uma importante contribuição para o debate sobre o ciberespaço e as possibilidades que se abrem ao mundo da educação. São reflexões oriundas de estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática - FEM, da UNESP Rio Claro. 

REALIDADE E CIBERMUNDO

Através da análise de obras da cibernética e da filosofia, o livro explicita compreensões sobre a realidade do cibermundo. Amplia essa abordagem até a educação a distância, apontando características da realidade do espaço cibernético e das peculiaridades e possibilidades de se trabalhar com a educação nesse ambiente. Oferece, ainda, uma análise do filme Dèja vu e suas concepções de espaço/tempo, as quais, nesta obra, são trazidas para o mundo da educação on-line.

PESQUISA QUALITATIVA SEGUNDO A VISÃO FENOMENOLÓGICA

O tema deste livro é a pesquisa qualitativa que trabalha com o fenômeno situado e foi escrito por diferentes autores, cujos textos estão articulados pelo pensar conjunto sobre fenomenologia, pelos temas investigados e respectivos procedimentos. Abordam significado de qualitativo e de quantitativo, focam ideias importantes ao pensar fenomenológico e apresentam especificidades da pesquisa qualitativa de caráter fenomenológico.  

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - FENOMENOLOGIA, CONCEPÇÕES, POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

Este livro preenche uma lacuna no campo dos estudos fenomenológicos porque não é apenas uma reflexão sobre o significado da Matemática - primeiro nível da pesquisa-, mas uma operação mais complexa, que constitui o segundo nível da pesquisa e alcança uma das intenções profundas da Escola Fenomenológica, a de possibilitar uma fundamentação teórica para os especialistas das diferentes disciplinas.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Neste livro, Maria Bicudo e Antonio Vicente Garnica apresentam suas idéias sobre Filosofia da Educação Matemática. Eles propiciam ao leitor a oportunidade de refletir sobre questões relativas à este tema e à Filosofia da Educação, além de mostrar as novas perguntas que definem a tendência em Educação Matemática. Neste livro, ao invés de ver a Educação Matemática sob a ótica da Psicologia ou da própria Matemática, os autores a vêem sob a ótica da Filosofia da Educação Matemática.

FENOMENOLOGIA - CONFRONTOS E AVANÇOS

Tempo. Espaço. Ação. Forma. Constituintes de uma trama tecida na experiência de tempo e de espaço vivida no corpo próprio, imbricam-se na forma/ação da Rede. É essa experiência, situada, corpórea, que se estabelece um nível espacial. Com isso o espaço já é sempre dado como um fundo, como estrutura. Esse é o solo onde a Geometria se edifica.

ESTUDOS SOBRE EXISTENCIALISMO, FENOMENOLOGIA E EDUCAÇÃO

Os procedimentos fenomenológicos podem auxiliar a compreender o fenômeno educação na sua realidade, à medida que olhamos atentivamente para as suas manifestações. Para compreender esse fenômeno, o modo de ser do ser do homem destaca-se como significativo pois sua característica é o cuidado, que é "cura", que no discurso heideggeriano significa "pré-ocupação com", essência da educação. 

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Este livro reúne estudos diversos sobre Educação Matemática. Esses estudos são fruto do trabalho de pessoas que têm se ocupado e preocupado diretamente com a questão da aprendizagem da Matemática, o que acaba, pela própria natureza do assunto abordado, remetendo à matemática e ao seu ensino. A intenção de unir esses artigos em um livro pequeno, sem pretensões, é levar essas reflexões a pessoas também ocupadas e preocupadas com a Matemática e seu ensino e conhecimento.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES? DA INCERTEZA À COMPREENSÃO

Este novo livro da coleção Educar, da EDUSC - Editora da Universidade do Sagrado Coração -, organizado pela educadora Maria Aparecida Viggiani Bicudo, apresenta quatro ensaios sobre a formação de professores. O primeiro, escrito pela também organizadora do livro, interroga o próprio significado de formação. Elabora a concepção de educação articulada ao ensino, à formação e à pesquisa, deixando evidente que a investigação se encontra no núcleo da formação do professor que está sempre em movimento no trabalho que efetua.

TEMPO, TEMPO VIVIDO E HISTÓRIA

Na primeira parte de seu estudo, Maria Aparecida Bicudo desenvolve uma série de considerações articuladas à questão: "O que é isto, o tempo vivido?" As principais conclusões são expostas na forma de um discurso articulador do que já foi até agora compreendido e interpretado.Na segunda parte do estudo, são trabalhadas concepções de história, historicidade, a priori histórico, horizonte histórico, tendo como eixo o pensamento de Husserl. Finalmente, são tecidas considerações sobre História, Matemática e Educação Matemática.


FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES E MOVIMENTO

Este livro é o resultado do trabalho efetuado no GT- Filosofia da Educação Matemática, por ocasião do VII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, que ocorreu na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em julho de 2001. Esse GT, sob minha coordenação, tomou a iniciativa de convidar alguns professores que, preocupados com questões concernentes à filosofia da ou na educação matemática, estavam efetuando estudos investigativos correspondentes a essas questões.


FORMAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO

O binômio formação/educação, tão caro às mais diversas Ciências Humanas, é aqui tratado por especialistas de várias áreas que, tendo se debruçado durante anos sobre pesquisas e estudos relativos a ele, acabaram se reunindo para expor e compartilhar as idéias e os resultados a que chegaram. Esse encontro aconteceu no campus da USC - Universidade do Sagrado Coração -­ em setembro de 2001, e foi promovido pela SE&PQ ­ Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos ­ e pela própria USC. Dentre os trabalhos apresentados, foram selecionados aqueles que estavam fundamentados em pesquisas já executadas, os quais se encontram reunidos neste livro. 

FUNDAMENTOS ÉTICOS DA EDUCAÇÃO

Esta obra sobre Orientação Educacional focaliza o tema não simplesmente como um conjunto de técnicas e recursos como na maioria dos volumes existentes, mas vai muito além, situando o num mundo de reflexões sobre o Ser. Assim, como bem elucida o prof. Joel Martins, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no seu percuciente prefácio. 

PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO

A pesquisa qualitativa não se circunscreve a alguns tipos de problemas. Assim, os textos desse livro oferecem subsídios à pesquisa qualitativa a partir da fenomenologia husserliana, tratando de objetos como: natureza do enfoque fenomenológico e do ato criador visual, ensino das ciências, lição de vida dada pela capoeira, comportamento de adolescentes numa escola, o mito da saúde nas telenovelas, a Física como instrumento de Educação e o estudo hermenêutico de um texto matemático. 

A PESQUISA QUALITATIVA EM PSICOLOGIA

A 'Pesquisa qualitativa em psicologia'; recursos básicos, trata as bases da pesquisa qualitativa, partindo da própria concepção de conhecimento, de possíveis abordagens do fenômeno estudado, de modos de compreender e tratar a verdade.