CAPÍTULOS DE LIVROS

  • BICUDO, M. A. V. The presence of professor Ubiratan D'Ambrosio in the development of graduate mathematics education in Brazil. In: Borba, M.C.; Orey, D.C. (Org.). Ubiratan D'Ambrosio and Mathematics Education. 1ed.New York: Springer, 2023, v. 1, p. 17-27.

  •  BICUDO, M. A. V.; Questions that are at the core of a Mathematics Education "Project". In: Bicudo, M.A.V.; Czarnocha, B.; Rosa, M.;Marciniak, M.. (Org.). ONGOING ADVANCEMENTS IN PHILOSOPHY OF MATHEMATICS EDUCATION.. 1ed.Cham: Springer, 2023, v. 1, p. 62-86. 

  • BICUDO, M. A. V.; CZARNOCHA, B. ; ROSA, M. ; MARCINIAK, M. . Introduction. In: Bicudo, M.A.V.; Czarnocha, B.; Rosa, M.;Marciniak, M.. (Org.). ONGOING ADVANCEMENTS IN PHILOSOPHY OF MATHEMATICS EDUCATION.. 1ed.CHAM: Springer, 2023, v. 1, p. 19-28. 

  • BICUDO, M. A. V. A constituição do conhecimento matemático no corpo-vivente. In: Bicudo, M.A.V.; Pinheiro, J.M.L.. (Org.). Corpo-vivente e a constituição de conhecimento matemático. 1ed.São Paulo: Livraria Editora da Física, 2023, v. 1, p. 109-128.

    BICUDO, M. A. V. Dando conta do realizado e expondo horizontes que se evidenciam. In: Bicudo, M.A.V.; Pinheiro, J.M.L.. (Org.). Corpo-vivente e a constituição de conhecimento matemático. 1ed.São Paulo: Livraria Editora da Física, 2023, v. 1, p. 281-297.

  • BICUDO, M. A. V.; MOCROSKY, L. F. ; ORLOWSKI, N. ; BATISTA, J. O. ; TOCHA, N. N. . Constituição de dados na pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica: desafio ao pesquisar qualitativo em meios digitais. In: Cristina Baixinho; Ivone Cabral; Ronaldo Linhares. (Org.). Investigação Qualitativa e o Desafio Digital. 1ed.Aveiro, Portugal: Ludomedia, 2022, v. 10, p. 1-10.

  • BICUDO, M. A. V.; KLÜBER, T. E. Experiência Estética na Educação Matemática: um olhar fenomenológico. In: SILVA, R. R. S. da.; IDEM, R. de C. (Orgs.). Experiências Estéticas em Educação Matemática. Porto Alegre: Editora Fi, 2021. p. 52-80.

  • BICUDO, M. A. V. The view of the world and of knowledge made explicit by Phenomenology: A turning point in the way of understanding reality. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: a phenomenological approach. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2020. p. 17-34
  • PINHEIRO, J. M. L.; BICUDO, M. A. V.; DETONI, A. R. Understanding phenomenologically the constitution of knowledge when working with dynamic geometry. In: In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: a phenomenological approach. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2020. p. 49-65.
  • BICUDO, M. A. V. Constituting mathematical knowledge Being-with-Media in Cyberspace. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: a phenomenological approach. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2020. p. 67-85.
  • BAIER, T.; BICUDO, M. A. V. Mathematics in African cultural creations: Open horizons to the world of Mathematics Education and the formation of the person. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Constitution and Production of Mathematics in the Cyberspace: a phenomenological approach. 1ed.Cham, Switzerland: Springer, 2020. p. 141-157.
  • BICUDO, M. A. V. Professor Ildeu: Filósofo da Educação. In: GALLO, S. (Org.). O Pensar filosófico, a cultura e a formação humana: homenagem a Ildeu Moreira Coêlho. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2020. p. 485-504.
  • BICUDO, M. A. V. Mathematics Education Actualized in the Cyberspace: A Philosophical in The Philosophy of Mathematics Education Today. Springer. 2018, 253-270. Customers can order it via https://www.springer.com/gb/book/9783319777597
  • BICUDO, M. A. V. Filosofia da educação matemática: sua importância na formação de professores de matemática. In: Processos formativos em educação matemática. Perspectivas filosóficas e pragmáticas, 2018, p.29-46.
  • BICUDO, M. A. V. . Um ensaio sobre o conhecimento encarnado. In: Renata CristinaGeromel Meneghetti. (Org.). Educação matemática - vivências refletidas. São Paulo: Centauro Editora, 2006, v. 1ª edi, p. 15-34.

 1.BICUDO, M. A. V. . A Pós-Graduação em Educação Matemática de Rio Claro: historiando sua trajetória. In: Nardi, Roberto; Gonçalves, Terezinha Valim Oliver. (Org.). A Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. 1ªed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. , p. 85-97.

2.BICUDO, M. A. V. . Educação para a ciência: focando o ensino de ciência e o de matemática. In: Silva, José Alves da & Kluth, Verilda S.. (Org.). Aproximações e distanciamentos no ensino de ciências e matemática : questões de identidade da área no âmbito filosófico e institucional. 1ªed.São Paulo: Porto de Ideias, 2013, v. , p. 15-27.

4.BICUDO, M. A. V. . A constituição do objeto pelo sujeito. In: Tourinho, C.D.C.. (Org.). Temas em Fenomenologia. 01ed.Rio de Janeiro: Booklink PublicaçõesLtda., 2012, v. 01, p. 77-95.

5.BICUDO, M. A. V. . Experiência e experiência vivida. In: Carlos Diógenes Côrtes Tourinho; Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). A fenomenologia: influxos e dissidências. 1ªed.Rio de Janeiro: Booklink, 2011, v. 01, p. 58-89.

6.BICUDO, M. A. V. . Prefácio à quarta edição. In: autores: Bicudo, M.A.V e Garnica, A.V.M.. (Org.). Filosofia da Educação Matemática. 4ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2011, v. , p. 11-13.

7.BICUDO, M. A. V. . A Fenomenologia do Cuidar na Educação. In: Adão José Peixoto; Adriano Furtado Holanda. (Org.). Fenomenologia do cuidado e do cuidar: perspectivas multidisciplinares. 1ºed.Curitiba: juruá, 2011, v. , p. 85-91.

8.BICUDO, M. A. V. . Fenomenologia e matemática. In: Adão José Peixoto. (Org.). Fenomenologia - diálogos possíveis. 1ªed.Campina;Goiânia: Alinea, 2011, v. 1º, p. 113-132.

9.BICUDO, M. A. V. . Bolema: Cavando camadas pelas minhas lembranças. In: Roger Miarka. (Org.). Bolema 25 anos: educação matemática em re-vista. Rio Claro: IGCE/Unesp, 2011, v. , p. -.

10.BICUDO, M. A. V. . Prefácio. In: Sônia maria Clareto; Adlai Ralph Detoni; Rosa Monteiro de Paulo. (Org.). Filosofia,Matemática e Educação Matemática Compreensões dialogadas.1ed.Juiz de Fora - MG: Editora UFJF, 2010, v. ,p. 5-6.

11.MIARKA, R. ; BICUDO, M. A. V. . Concepções de mundo e de conhecimento na forma/ação do professor de matemática. In: Sônia Maria Clareto; Adlai Ralph detoni; Rosa Monteiro de Paulo. (Org.). Filosofia,Matemática e Educação Matemática Compreensões dialogadas. 1ed.Juiz de Fora - MG: Editora UFJF, 2010, v. , p. 95-102.

12.Rosa, Mauricio BICUDO, M. A. V. . A tela informacional: sustentação e potencialidades na educação matemática-um ensaio. In: Sônia Maria Clareto; Adlai Ralph detoni; Rosa Monteiro de Paulo. (Org.). Filosofia,Matemática e Educação Matemática Compreensões dialogadas. 1ªed.Juiz de Fora - MG: Editora UFJF, 2010, v. , p. 153-167.

13.BICUDO, M. A. V. . Compreendendo a matemática de um ponto de vista fenomenológico. In: Duarte, A.M.; Lerner, R.R.P.;Quijano,A.Z.. (Org.). Phenomenology. 1ªed.Bucareste: Zeta Books, 2010, v. 2, p. 277-298.

14.BICUDO, M. A. V. ; Rosa, Mauricio . Mundo Cibernético e horizontes educacionais:um ensaio. In: Duuarte, A.M.; Lerner, R.R.P.;Quijano, A.Z.. (Org.). Phenomenology. 1ªed.Bucareste: Zeta Books, 2010, v. 2, p. 299-350.

23.BICUDO, M. A. V. . Debatendo. In: Kluth, V.S. ; Anatacio, M.Q.A.. (Org.). Filosofia da Educação Matemática - debates e confluências. 1ªed.São Paulo: Centauro Editora, 2009, v. 01, p. 33-40.

24.BICUDO, M. A. V. ; HIRATSUKA, Paulo Isamo . O tempo-vivido na mudança da prática de ensino do professor de matemática. In: Kluth, V.S.; Anatacio, M.Q.A.. (Org.). Filosofia da Educação Matemática - debates e confluências. 1ªed.São Paulo: Centauro editora, 2009, v. , p. 127-137.

15.BICUDO, M. A. V. . Apresentação do livro "Educação Matemática - vivências refletidas. In: Renata Cristina Geromel Meneghetti. (Org.). Educação Matemática - Vivências refletidas. São Paulo: Centauro Editora, 2006, v. 1ª edi, p. 7-8.

16.BICUDO, M. A. V. ; GARNICA, Antonio Vicente Marafiotti . Filosofia da Educação Matemática : constituição de suas múltiplas faces. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Filosofia da Educação Matemática Concepções & Movimentos. Brasília: Plano editora, 2003, v. , p. 13-24.

17.BICUDO, M. A. V. . QualitativeForschung in phänomenologischer Perspektive am Beispiel des Mathematikverständnisses von Kindern und Jugendlichen. In: Fichtner, Bernd; Freitas, Maria Teresa; Monteiro, Roberto. (Org.). Kinder und Jugendliche im Blick qualitativer Forschung - Kulturhistorische Schule, Phänomenologie und Ethnografie. 1ed.Auflage: ATHENA-Verlag, 2003, v. 1, p. 349-356.

18.BICUDO, M. A. V. ; PAULO, Rosa Monteiro. Eine phänomrnologische Untersuchung zum Verstehen von Geometrie. In: Fichner, Bernd; Freitas, Maria Teresa; Monteiro, Roberto. (Org.). Kinder und Jugendliche im Blick qualitativer Forschung - Kulturhistorische Schule, Phänomenologie und Ethnografie. 1ed.Auflage: ATHENA-Verlag, 2003, v. 1, p. 357-367.

19.BICUDO, M. A. V. . A pesquisa qualitativa:abordagem fenomenológica na invetsigação de temas voltados para crianças e para adolescentes. In: Monteiro, Roberto; Fichtner, Bernd; Freitas, Maria Teresa. (Org.). Crianças e adolescentes em Perspectiva - A ótica das abordagens fenomenológicas.. 1ed.Juiz de Fora: FEME Edições, 2003, v. -, p. ---.

35.BICUDO, M. A. V. . Educação Superior: Graduação e Pós-Graduação. In: Francisco Romeu Landi. (Org.). Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo -2001. São Paulo: FAPESP:2002, 2002, v. não há, p. 3-3-3-30.

20.BICUDO, M. A. V. . ALFABETIZAÇÃO: SIGNIFICADOS POSSÍVEIS. In: MARIA CECILIA DE OLIVEIRA MICOTTI. (Org.). Alfabetização: aspectos teóricos e práticos. 1ed.Rio Claro: Instituto de Biociências, 1999, v. 1, p. 29-41.

21.BICUDO, M. A. V. ; SADALA, M. L. A. ; STEFANELLI, M. C. . O Cuidar que é Educar: O olhar fenomenológico. In: Luis Augusto Normanha Lima; Isabel F. Cappelletti. (Org.). Formação de Educadores: pesquisas e estudos qualitativos. 1ed.São Paulo: Olho d'Água, 1999, v. 1, p. 37-64.

22.BICUDO, M. A. V. . Formação do Educador e Avaliação Educacional:  contextuando seu significado. In: MARIA APARECIDA VIGGIANI BICUDO; CELESTINO ALVES DA SILVA JUNIOR. (Org.). Formação do Educador e Avaliação Educacional. 1ed.São Paulo: UNESP, 1999, v. 1, p. 13-17.

23.BICUDO, M. A. V. . Educação superior na nova LDB:  seu impacto na UNESP. In: SILVA, C. S. B.; MACHADO, L. M.. (Org.). NOVA LDB: TRAJETORIA PARA A CIDADANIA?. SAO PAULO: ARTE E CIENCIA, 1998, v. , p. 75-85.

24.BICUDO, M. A. V. . O primado da percepção e suas consequências filosóficas. In: BICUDO, M. A. V.; ESPOSITO, V. H. C.. (Org.). JOEL MARTINS...UM SEMINARIO AVANCADO. SAO PAULO: EDUC, 1997, v. , p. 113-123.

25.BICUDO, M. A. V. . Licenciatura e formação continuada-o exemplo da UNESP. In: MENEZES, L.C. DE (ORG). (Org.). PROFESSORES: FORMACAO E PROFISSAO. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, NUPES-COLECAO FORMACAO DE PROFESSORES, 1996, v. , p. 183-213.

26.BICUDO, M. A. V. . A ESCOLA EM UMA PERSPECTIVA ETICO-MORAL. In: SERBINO, R.V.; LIMA GRANDE, M.A.R. (ORGS). (Org.). A ESCOLA E SEUS ALUNOS: O PROBLEMA DA DIVERSIDADE CULTURAL. SAO PAULO: UNESP, 1995, v. , p. 107-114.

27.BICUDO, M. A. V. . Rumos da Pós-Graduação em Educação. In: SILVA JUNIOR, C.A.; SEVERINO, A.J.; BICUDO, M.A.V. E COLABORADORES. (Org.). PENSANDO A POS-GRADUACAO EM EDUCACAO. PIRACICABA: UNIMEP, 1993, v. , p. 13-15.

28.BICUDO, M. A. V. . Epistemologia e Educação: Considerações gerais. In: SERBINO, R.V.; BERNARDO, M.V.C. (ORGS). (Org.). Educadores para o século XXI. SAO PAULO: UNESP-COLECAO SEMINARIOS E DEBATES, 1992, v. , p. 77-80.

29.BICUDO, M. A. V. . EDUCACAO: A Filosofia da Educação na busca do seu sentido e significado. In: BERNARDO, M.V.C. (ORG). (Org.). Formação do professor: Atualizando o debate. SAO PAULO: EDUC - CADERNOS PUC, 1989, v. , p. 63-80.

30.BICUDO, M. A. V. . INTRODUCAO. In: BICUDO, M.A.V. (ORG). (Org.). Educação Matemática. SAO PAULO: MORAES, 1987, v. , p. 9-12.

31.BICUDO, M. A. V. . O SIGNIFICADO DO PROJETO PEDAGÓGICO NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DA GRADUAÇÃO. In: UNIFOR. (Org.). Projeto Pedagógico de Curso: subsídios para a Elaboração e Avaliação. 1ed.Fortaleza: UNIFOR/Fundação Edson Queiroz, 1999, v. 1, p. 33-36.