ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS


TESES

Juliano Cavalcante Bortolete (2024)

O pensar algébrico: uma perspectiva fenomenológica


Carla Melli Tambarussi (2021)

A produção do conhecimento matemático ao se trabalhar com modelagem matemática


 

João Pedro A de Paulo (2020)

Compreendendo Formação de Professores no âmbito do Modelo dos Campos Semânticos


Bruno Henrique Labriola Misse (2019)

Continuum: Matemática, Filosofia e Computação


José Milton Lopes Pinheiro (2018)


O movimento e a Percepção do Movimento em Ambientes de Geometria Dinâmica

 

Anderson Afonso da Silva (2017)


A produção do conhecimento em Educação Matemática em grupos de pesquisa 


Rosemeire de Fatima Batistela (2017)


O teorema da incompletude de Gödel em cursos de licenciatura em Matemática


Taís Alves Moreira Barbariz (2017)


A constituição do conhecimento matemático ao se estar junto ao computador


Jamur Andre Venturin (2015)


A Educação Matemática no Brasil da perspectiva do discurso de Pesquisadores

 

Flávio de Souza Coelho (2015)

Um estudo sobre licenciatura de Matemática oferecida na modalidade à distância


Bruna Lammoglia (2013)


O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo (SARESP) em escolas da rede estadual de ensino 


Fabiane Mondini (2013)

A presença da Álgebra na Legislação Brasieira


Marli Regina dos Santos (2013)

Um estudo fenomenológico sobre o conhecimento geométrico


Ana Paula Purcina Baumann (2013)

A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática


 Roger Miarka (2011)

Etnomatemática: do ôntico ao ontológico


Tiago Emanuel Klüber (2011)

Uma metacompreensão da modelagem matemática na Educação Matemática


Luciane Ferreira Mocrosky (2010)

 A Presença da Ciência, da Técnica, da Tecnologia e da Produção no Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica


Rosa Monteiro Paulo (2006)

O significado epistemológico dos diagramas na construção do conhecimento matemático e no ensino de matemática

Tania Baier (2005)

O nexo geometria Fractal - Produção da ciênciacontemporânea tomado como núcleo do currículo de matemática do ensino básico


Verilda Speridião Kluth (2005)

Estruturas da Álgebra - Investigação Fenomenológica sobre a construção do seu conhecimento


Maria de Fátima Teixeira Barreto (2005)

O tempo vivido pelo alfabetizando adulto nas aulas de matemática


Antonio de Padua Machado (2003)

Do Significado da escrita da Matemática na Prática de Ensinar e no Processo de Aprendizagem a partir do discuros de professores


Paulo Isamo Hiratsuka (2003)


O tempo vivido peloprofessor de matemática durante o processo de mudança de concepção de ensino


Adlai Ralph Detoni (2000)

Investigações acerca do ESPAÇO como modo de existência e da GEOMETRIA que ocorre no pré-reflexivo


Maria Queiroga Amoroso Anastacio (1999)

Três ensaios numa articulação sobre a racionalidade, o corpo e a Educação Matemática 


Ocsana Sonia Danyluk (1997)

Alfabetização matemática: a escrita da linguagem matemática no processo de alfabetização

Ozeneide Venancio de Mello Machado (1996)


Concepção do ensino de ciências de professores e alunos da escola de 1º grau


 

Luiz Augusto Normanha Lima (1996)

O que é ser educador na universidade


Antônio Vicente Marafioti Garnica (1995)

Fascínio da técnica, declínio da crítica: um estudo sobre a prova rigorosa na formação do professor de matemática 


ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS


DISSERTAÇÕES

Roger Miarka(2008)


Concepções de Mundo de Professores de Matemática e seus Horizontes Antevistos


Ana Paula Purcina Bauman(2008)


Características da formação de professores de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental com foco nos cursos de Pedagogia e Matemática


Fabiane Mondini(2008)


Modos de conceber a álgebra em cursos de formação de professores de matemática


Mario Gaspar Parente(2006)


Educação sem Liberdade


Marli regina dos Santos(2006)


Pavimentações do Plano: um estudo com professores de matemática e arte


Rosemeire de Fátima Batistela(2003)


Construção de um kit de espelhos para o ensino de geometria


Rosa Monteiro de Paulo(2001)


A Compreensão Geométrica da criança: um estudo fenomenológico


Ana Emilia Fernandes de Miranda(1999)


Manifestação da Espacialidade da pessoa desprovida de visão


 Luciane Ferreira Mocrosky(1997)


Uso de calculadoras em aulas de matemática: o que os professores pensam

Verilda Speridiao Kluth(1997)


O que acontece no encontro Sujeito-Matemática?


Dumara Coutinho Tokunaga Sameshima(1996)


Avaliação da aprendizagem matemáticada perspectiva do professor

Antonio Vicente Marafioti Garnica(1992)



A interpretação e o fazer do professor de Matemática: um estudo sobre a possibilidade do exame hermenêutico na Educação Matemática

Luciana Mancini Stella Chamie(1990)


A relação Aluno-Matemática: alguns dos seus significados


 

Ema Luiza Beraldo Prado(1990)


História da Matemática: um estudo de seus significados na Educação Matemática

Maria Queiroga Amoroso Anastacio(1990)


Considerações sobre a modelagem e a Educação Matemática

Luiz Marcio Pereira Imenes(1989)


Um estudo sobre o fracasso do ensino e da aprendizagem da matemática

Eduardo Olivio Ravagni Nicolini(1988)


Des-velando o corpo humano

Ocsana Sonia Danyluk(1988)


Um estudo sobre o significado da alfabetização matemática

Marcelo de Carvalho Borba(1987)


Um estudo de Etnomatemática: sua incorporação na elaboração de uma proposta pedagógica para o núcleo-escola da favela de Vila Nogueira-São Quirino

José Geraldo Acioly Mendes da Silva(1987)


O ensino da Matemática: da aparência a Essência


Osny Telles Marcondes Machado Galvão (1978)


Diagnostico e avaliação da função do orientador educacional nas escolas paulistas